Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Convidado
Convidado




Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 8:35 pm

Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia.

Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia S1494765

Músicos:

MR. Doctor:
Vocal.
Francesco Carta: Piano.
Sasha Olenjuk: Violino.
Roman Ratej: Bateria.
Bor Zuljan: Guitarra.
Jani Hace: Baixo.
Davor Klaric: Teclados.
Micheal Fantini Jesurum: Orgão.

WITH:
Norina Radovan: Soprano.
Drago: Acordeom.
Paolo Zizich: Backing vocal.
GLORIA CHORUS conducted by Marian Bunic and The Slovenian Philharmonic Orchestra soloists:
Igor Skerianec: Violoncelo.
Irina Kevorkova: 2nd violino.
Frain Gashi: Double bass.

Faixas:

01/18-Dies Irae (71:53)
Part1 - 2:50
Part2 - 2:18
Part3 - 2:48
Part4 - 3:13
Part5 - 2:00
Part6 -1:42
Part7 - 2:02
Part8 - 1:23
Part9 - 2:38
Part10 - 4:22
Part11 - 3:09
Part12 - 5:21
Part13 - 3:08
Part14 - 1:10
Part15 - 1:18
Part16 - 2:35
Part17 - 1:22
Part18 - 28:26


Estilo: Prog Sinfonico/Gothic.


“A full immersion in the labyrinth of the mind - Mr. Doctor”

Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Mrd1qx5
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Albumart6fa78fc117da4afni8

A frase acima, de Mr. Doctor, define bem o seu último e derradeiro projeto. O que eu posso dizer a respeito de Dies Irae? Posso dizer que se trata de uma grande sinfonia, regada com muitos movimentos de corais magistralmente conduzidos, passagens orquestrais, interlúdios calmos de piano e cello, sinistros órgãos e, claro, a interpretação sempre soberba de Mr. Doctor. O álbum tem tudo isso, entretanto algo diferencia Dies Irae dos outros: Ele não é tão sombrio quanto o Sacrilegium, por exemplo.
Dies Irae abre muito espaço para a opera, e para sinfonias, mas há ainda outro detalhe, nesse álbum percebe-se bem a influência do metal, mais notadamente, doom metal. Não são raras as sinfonias que são interrompidas por passagens de grande peso, mas sem dispensar a inteligência das composições, sempre presente na banda.

O álbum foi o que mais deu trabalho para ser feito, visto que foram 1000 horas de gravação. Sendo o protagonista de um dos episódios mais misteriosos na história da banda. Originalmente intitulado como The Day of Warth (O dia da ira), o álbum, supreendentemente, foi gravado duas vezes, sendo que em ambas as tentativas o estúdio pegou fogo. Isso rendeu ao álbum a alcunha de The Cursed Álbum, ou “o álbum amaldiçoado”. Esse trabalho quase não saiu, até que Mr. Doctor decidiu gravá-lo com o novo título de “Dies Irae”.
Toda essa mística sobre o trabalho aumenta a curiosidade de quem o ouve. O resultado é submergir ainda mais profundamente no universo do álbum.

Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia DD-DI
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Imagem1lo8
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Imagem02zj8
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Imagem03hj8
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Imagem04yp9
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Imagem05mc7
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia DevilDoll-DiesIrae2

Tenho pra mim, que Mr. Doctor já sabia que esse seria o seu último trabalho. Nada mais natural, portanto, que o álbum trate do fim dos tempos, o último capítulo da história: O apocalipse. Mas Mr. Doctor, não se inspirou em fontes tão ‘lugares comuns’ como Bíblias ou Cristianismo. Doctor explorou fundo, um antigo poema medieval com o mesmo título do álbum. Várias passagens desse poema podem ser encontradas ao longo da letra da música. A obra do escritor Edgar Allan Poe também foi explorada nesse álbum, mais notadamente o desconhecido poema The Conqueror Worn - O verme conquistador. Mas isso nada tem de relação com o fim dos tempos. Para mim, de alguma forma, Mr. Doctor relacionou ao longo das letras o fim dos tempos com sua própria história, pois ele seria o verme conquistador. Teorias...

Encerro a resenha falando um pouco sobre o conteúdo musical do álbum. Como dito, o disco é soberbo, os pequenos fragmentos formam um épico, uma grande criação, que resultou em 45 minutos de puro surrealismo. Devo citar que mais de vinte minutos do último fragmento são de puro e completo silêncio. Temos os três primeiros minutos de música, silêncio e, por fim, lá na casa dos 26 minutos aparece um trecho muito bonito com violinos, o qual chamo de Part 19.

Uma descrição faixa a faixa seria inviável se tratando desse álbum, temos momentos excelentes, ótimos, bons e interessantes, dos quais eu teço maior destaque:

Part 1: introdução muito climática com violinos, que lembram o famoso tema do filme psicose. No final, um crescente com a entrada da banda inteira.
Part 2: interlúdio apocalíptico e fragmentado com bela atuação da soprano que acompanha a banda nesse álbum.
Part 3: Belíssima representação e atuação de Mr. Doctor nos vocais, sendo acompanhado unicamente por piano.
Part 9: Lindíssimo tema com toda a orquestra tocando, como base para a primorosa atuação do coral recitando o nome do álbum ‘Dies Irae’.

Part12: Essa merece comentário separado. De longe o momento mais mórbido, climático e soturno do disco. Vocais infantis, gritos, risadas sinistras, portões se abrindo e solos de violino. No final Mr. Doctor fala a palavra assassino, o que vem a seguir é uma simulação de um assassinato com gritos que parecem vir do inferno mais profundo, enquanto a orquestra toca com um esplendor diabolicamente infernal, como se fosse o amanhecer dos tempos. Simplesmente aterrador e perfeito esse trecho, próprio para se ouvir com fones de ouvido. :reza:

Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Albumartsmallcq3

Part13: Bonito e peculiar dueto de Mr. Doctor com a cantora lírica. E por fim Part18: O apoteótico final de Dies Irae, após a conclusão das letras.

Bom, é isso, confrades. Espero que ouçam e gostem do álbum.


Última edição por Gabriel Schmitt em Sex Dez 19, 2008 6:24 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 8:40 pm

Como sempre uma resenha detalhada e muito informativa, parabéns. Palmas
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 9:17 pm

Valeu Alfredo, considero essa uma das minhas melhores resenhas. Com o tempo eu vou estar transferindo todas as resenhas lá do outro fórum pra cá, para enriquecer aqui, e tirar as resenhas que eu tive trabalho pra fazer de lá, afinal é um fórum que eu não participo mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeQua Dez 17, 2008 10:03 pm

É, tambem eu tenho paulatinamente transferido as minhas.
Ir para o topo Ir para baixo
Heisenberg

Heisenberg



Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeSex Dez 19, 2008 11:28 am

Eu já nunca postei resenhas lá... mas pretendo postar aqui. What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeSex Dez 19, 2008 2:08 pm

Manda bala! Av2
Ir para o topo Ir para baixo
Prodigio

Prodigio



Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeSex Dez 19, 2008 3:42 pm

A resenha tá muito boa,mas nada a ver esse "transferência" aí Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeSex Dez 19, 2008 6:25 pm

É, acho que se tem razão prodigio, esse transferencia ai tá meio toscão sim. Tirei!
Ir para o topo Ir para baixo
Brunes

Brunes



Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeQua Jan 14, 2009 12:18 am

Legal a resenha, muito boa. E o disco? Clássico!!! Gosto muito dessa banda! BlackMetav
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitimeQua Jan 14, 2009 12:33 am

Sem dúvida nenhuma um dos melhores trabalhos do mifirico Mr. Doctor perdendo somente em excelencia para a não menos incrivel versão do Sacrilegium original.

Entretanto Dies Irae é uma obra realmente grandiosa, um clássico como dito por você confrade.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Empty
MensagemAssunto: Re: Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia   Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Devil Doll – Dies Irae – 1996 – Eslovênia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Heaven & Hell - The Devil You Know
» Ground Zero - Revolutionary Pekinese Opera, Version 1.28 (1996)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Resenhas :: Música-
Ir para: