Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Blogueiros do Hizbollah

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Blogueiros do Hizbollah Empty
MensagemAssunto: Blogueiros do Hizbollah   Blogueiros do Hizbollah Icon_minitimeSáb Fev 14, 2009 2:09 pm

"Blogueiro do Hizbollah" quer exportar revolução iraniana

Mohammad Masih, 20, atrai 10 mil visitantes por dia com sua pregação conservadora

Em entrevista à Folha, ele diz que Irã precisa manter programa nuclear e não deve dialogar com EUA, que "perseguem fins satânicos"

RAUL JUSTE LORES
ENVIADO ESPECIAL A TEERÃ

Conhecido como o líder do movimento Blogueiros do Hizbollah, Mohammad Masih, 20, comanda o contra-ataque conservador à blogosfera liberal iraniana. Há quase sete anos, ele tem dois blogs, visitados por mais de 10 mil internautas por dia, defendendo a Revolução Islâmica. Expert em internet, ele montou blogs para aiatolás e líderes conservadores sem muita intimidade com a rede.

Estudante de arquitetura, franzino e muito gentil, Masih defende a criação de uma União de Repúblicas Islâmicas e quer exportar a revolução a outros países muçulmanos.

Mas, prova de que até os conservadores sofrem dilemas com a modernidade, ele admite ver filmes de Hollywood, acha o chador muito rigoroso e quer montar um grupo de rap. A seguir, trechos da entrevista que concedeu à Folha no Café das Artes, em Teerã, um dos espaços mais liberais da capital iraniana, onde estudantes solteiras fumam e conversam com os namorados.

Exportar a revolução

"Nosso objetivo é exportar nossa revolução a países como Jordânia, Egito, criar uma União de Repúblicas Islâmicas. O Irã é o maior responsável pela liberdade no Líbano e na Síria. Fortalecemos o partido que quer a liberdade dos palestinos, o Hamas, enquanto o mundo árabe defende o Fatah, que quer "a paz" com Israel."

Novo império

"O mundo muçulmano é muito dividido, sunitas, xiitas, divisões que foram estimuladas e aproveitadas pelos britânicos, para nos colonizar e explorar. Precisamos de um novo império islâmico que faça florescer as ciências e as artes, como no passado. Não queremos ataques e invasões, nem gastar tanto dinheiro com armas.
Os reis muçulmanos de hoje só pensam em seu próprio luxo e conforto, não pensam na astronomia, nos estudos. O Irã valoriza a universidade."

EUA ainda satânicos

"Acho que o presidente Ahmadinejad não deveria falar em diálogo com os EUA. Os americanos ainda perseguem fins satânicos, o que não é negociável. Obama vai continuar no Afeganistão, no Iraque. Talvez Ahmadinejad queira fortalecer sua relação com o povo americano, não com o governo."

Programa nuclear

"Os EUA nunca terão coragem de atacar a Somália ou fazer uma nova guerra contra um país islâmico quando o Irã tiver mais poder. Nenhum presidente iraniano pode abandonar o programa nuclear. Precisamos ter armas para sermos respeitados. Seria um suicídio político abandonar o programa."

Economia doente

"Os resultados econômicos da revolução ainda são pobres, mas há diversas razões. Herdamos do xá uma economia destruída, sofremos sanções do Ocidente, não tínhamos a quem exportar. Sem as sanções, já seríamos uma superpotência. Nossos revolucionários não sabiam de teoria econômica, é algo que só está mudando agora. Mas, pelo menos, a distribuição de renda é muito mais justa hoje que na época do xá."

Hollywood e rap

"Quero montar uma banda de rap, ouço música americana, vejo filmes de Hollywood e comecei a ver a série "Lost". Não é contradição, vejo o que não contraria as leis islâmicas. Artisticamente ainda somos pobres, os líderes religiosos precisam aprender e promover as artes aqui. Por isso estou estudando arquitetura."

Regras de decoro

"Acho certo censurar imagens sexuais na TV e no cinema. Pulo as cenas sexuais dos filmes. Não defendo o chador nem o vestuário totalmente livre. Sou contra as mulheres que usam roupas muito provocantes, que provocam e confundem garotos de 14 anos que não podem ter sexo. No Irã, temos uma taxa baixíssima de estupros e outras depravações."


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1402200909.htm

_____________

Av Av Av Av Av Av Av Av Av Av Av

Excelente entrevista, muito lúcida, honesta e reveladora. Destacaria dois pontos:

a) a defesa do programa nuclear iraniano, inclusive no que se refere ao desenvolvimento de armas nucleares. Trata-se realmente d'algo fundamental para a segurança estratégica da Rep. Islâmica.

b) muito embora o repórter da Folha tenha tratado como 'contraditório' o gosto do entrevista por formas de entrenimento ocidentais, julgo extremamente positiva a postura do blogueiro, a demonstrar que é possível, sim, absorver o que houver de positivo na cultura ocidental sem que isso signifique qq transigência em relação aos valores fundamentais do Islã.
Ir para o topo Ir para baixo
Heisenberg

Heisenberg



Blogueiros do Hizbollah Empty
MensagemAssunto: Re: Blogueiros do Hizbollah   Blogueiros do Hizbollah Icon_minitimeSeg Fev 16, 2009 2:37 pm

Esses dias eu vi um documentário muito interessante sobre o Irã, algo raro porque eles não costumam dar permissão pra jornalistas ocidentais filmarem lá. Muito intrigante que qualquer canto que você vai tem alguém gritando "morte ao grande satã, morte aos EUA!", mas quando o repórter diz que é americano, ele não sofre nenhuma hostilidade, pelo contrário, as pessoas ficam curiosas, querem conversar, tratam muito bem. Teve um tiozinho caminhoneiro que até foi perguntar como se faz pra conseguir visto pra morar na América.

A ala engajada na revolução islâmica é composta em sua maioria por jovens, freqüentam ensino superior e tem bastante conhecimento da cultura ocidental.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Blogueiros do Hizbollah Empty
MensagemAssunto: Re: Blogueiros do Hizbollah   Blogueiros do Hizbollah Icon_minitimeSeg Fev 16, 2009 2:55 pm

Cérbero escreveu:


A ala engajada na revolução islâmica é composta em sua maioria por jovens, freqüentam ensino superior e tem bastante conhecimento da cultura ocidental.

Av2 Av2 Av2
Ir para o topo Ir para baixo
Tony Clifton

Tony Clifton



Blogueiros do Hizbollah Empty
MensagemAssunto: Re: Blogueiros do Hizbollah   Blogueiros do Hizbollah Icon_minitimeDom Mar 29, 2009 3:09 pm

Quero mais é que os valores fundamentais de qq religião se lixem, mas os da Islâmica, mais ainda! Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Blogueiros do Hizbollah Empty
MensagemAssunto: Re: Blogueiros do Hizbollah   Blogueiros do Hizbollah Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Blogueiros do Hizbollah
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Blitzkrieg-
Ir para: