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 Orson Welles

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3 participantes
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Kamikaze
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MensagemAssunto: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeTer Jul 21, 2009 5:36 pm

Um novo tipo de tópico para a sub-seção, analisando não um filme em particular, mas o sentido geral da obra de um grande cineasta. Começo pelo 'mastáh óv mastáhs', claro.

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Orson Welles Orson-welles1


Atrevo-me a suspeitar, no entanto, que Citizen Kane perdurará como “perduram” certos filmes de Griffith ou de Pudovkin, cujo valor histórico ninguém nega, mas que ninguém se resigna a rever. Padece de gigantismo, de pedantismo, de tédio. Não é inteligente, é genial... no sentido mais sombrio e mais germânico dessa má palavra.

Jorge Luis Borges (Sur - nº 83, Agosto de 1941)
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Eis o desfecho da resenha escrita por Borges a propósito do grande clássico do opus wellesiano (de resto brilhante, como, aliás, qualquer coisa urdida pelo mestre argentino, é claro). Podemos afirmar, todavia, sem incorrer em heresia, que o grande escritor equivocou-se parcialmente em seu vaticínio: Citizen Kane (assim como os filmes de Griffith e Pudovkin, naturalmente), de facto perdura, na história do cinema, mas não como mera ‘relíquia’ histórica, e sim como obra sempre viva; ademais, discordo enfaticamente que a fita sofra de “de gigantismo, de pedantismo, de tédio”.

Borges, todavia, não poderia ter sido mais exato em sua observação final: ambos, criatura e criador, pertencem, com efeito, à rarefeita esfera da genialidade, e precisamente “no sentido mais sombrio e mais germânico” do termo: Welles incorporou a substância vital do expressionismo alemão, todo aquele pendor para contrastes violentos, os pesadelos, a noite indistinta, a névoa sinistra, e guindou todo esse universo a um patamar de excelência formal que não possui paralelo até hoje.

Em qualquer obra de Orson Welles, por ‘menor’ que seja, há algo de fenomenal, de estratosférico, de assombroso, pois a sofisticação estética, o poder de sugestão atmosférica e o virtuosismo técnico do camarada assumem um caráter positivamente SOBRENATURAL. Assim sendo, sequer há necessidade, no intuito de fundamentar a relevância de seu cinema, de recorrermos aos mais notórios ‘cavalos de batalha’ do diretor.

Considere-se, por exemplo, um filme como The Lady of Shangai (1947): o roteiro praticamente ‘inexiste’; ou, na melhor das hipóteses, poderia ser qualificado como uma bobagem infinita. Não obstante, basta a EXTRAORDINÁRIA seqüência final, com seu estupefaciente caleidoscópio de espelhos e personagens interseccionando-se infinitamente no espaço, labirinto hipercinético de formas complexas, multifacetadas e polimórficas, para transformá-lo numa obra-prima de primeiríssima grandeza; Macbeth (1948), por seu turno, mesmo rodado em condições absolutamente inviáveis, com uma verba de produção de uma pobreza ‘franciscana’ (há, inclusive, cenários de papelão, como o rochedo das bruxas e as muralhas do castelo), conjura uma atmosfera de tal modo espectral, ominosa e fantasmagórica, vera “emanação de sopros glaciais do além” (apud Bela Balázs), que a precariedade da produção torna-se de todo irrelevante; e por aí vai, tendo em vista que observações análogas poderiam ser feitas a propósito de todos os filmes do cineasta.

Welles realmente paira no ‘empíreo’ cinematográfico, e por essa razão afirmo sem pestanejar: o cinema é ELE, e o resto. Carl Theodor Dreyer, por exemplo, com a densidade filosófica de seus severos exercícios visuais de teologia luterana, pode ser um cineasta mais profundo; Glauber Rocha criou uma obra de ressonâncias míticas e simbólicas bem mais amplas, assim como Jean-Luc Godard, por outro lado, logrou atingir, se calhar, o ápice do cinema em termos de complexidade narrativa. Mas em termos de pura arte cinematográfica; do ‘específico fílmico’, como diziam os escribas da Cahiers du Cinéma; enfim, da essência primordial da ‘sétima arte’ (que a meu ver deve fugir do modelo estrutural da literatura como o diabo da cruz!) como transfiguração cinética da pintura, arte de conceber geometrias móveis de texturas, sombras e volumes, Mr. Orson Welles é pura e simplesmente INSUPERÁVEL, a meu ver um milhão de anos-luz à frente da ‘concorrência’.
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Deer Hunter

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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeTer Jul 21, 2009 6:27 pm

Isto é realmente curioso, sobretudo porque hoje mesmo comecei a escrever um artigo sobre Johann Sebastian Bach e, a princípio, tratar-se-ia somente dele. Mais tarde acrescentaria meus esboços sobre Oferenda Musical sob a batuta do grupo Ensemble Aurora, porém o objetivo essencial seria algo solo acerca do homem. Aliás, em breve postarei no FORO Av2

Ah! Desisto de fazer comentários pertinentes às resenhas kamikazianas. Esse bicho-filósofo-alfredo escreve pra caralho mermo e não há acréscimo nem refundação, morô? Av Hitler Bow Av Hitler Bow Av Hitler Bow

E por derradeiro:

Orson Welles Orson_Wellesold

Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow Bow


Última edição por Deer Hunter em Ter Jul 21, 2009 11:34 pm, editado 1 vez(es)
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Kamikaze
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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeTer Jul 21, 2009 8:23 pm

Valeu, sr. Borba! Av2
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Mr Mac

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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeQui Jan 28, 2010 12:43 pm

Um cara que grita do nada numa radio dizendo que alienigenas estão invadindo o planeta no meio dos anos 40 aterrorizando a todos e encena uma peça shakespereana com caras que nuncam tinham pisado num palco, mesmo que ele não tivesse feito o maior classico do cinema chamado Citzen Kane e filmado kafka ja seria eternamente um MASTAH. Bow
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Kamikaze
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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeQui Jan 28, 2010 2:10 pm

Horse escreveu:
Um cara que grita do nada numa radio dizendo que alienigenas estão invadindo o planeta no meio dos anos 40 aterrorizando a todos e encena uma peça shakespereana com caras que nuncam tinham pisado num palco, mesmo que ele não tivesse feito o maior classico do cinema chamado Citzen Kane e filmado kafka ja seria eternamente um MASTAH. Bow


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Welles foi realmente uma dessas figuras larger than life. Reza1 Reza1 Reza1
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Mr Mac

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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeSeg Fev 08, 2010 3:20 am

No DVD edição de luxo do Cidadão kane ha um documentário excelente sobre o milionário que inspirou O. Welles. O cara era maluco mesmo e se duvidar, a realidade deve ter sido muito mais absurda. Vc assistiu esse doc. mastah Fred?
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Kamikaze
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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitimeSeg Fev 08, 2010 3:26 am

Horse escreveu:
No DVD edição de luxo do Cidadão kane ha um documentário excelente sobre o milionário que inspirou O. Welles. O cara era maluco mesmo e se duvidar, a realidade deve ter sido muito mais absurda. Vc assistiu esse doc. mastah Fred?

Sim. Esse documentário é tão, mas tão bom, que quase chega ao nível do filme em si.
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MensagemAssunto: Re: Orson Welles   Orson Welles Icon_minitime

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