Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Empty
MensagemAssunto: Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)   Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Icon_minitimeTer Ago 18, 2009 4:29 pm

Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) 23403180063e54abadb



Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)


Faixas:

1) Sex Beat (2:45)

2) Preaching the Blues (3:58)

3) Promise Me (2:35)

4) She's Like Heroin to Me (2:33)

5) For the Love of Ivy (5:31)

6) Fire Spirit (2:52)

7) Ghost on the Highway (2:43)

8) Jack on Fire (4:40)

9) Black Train (2:11)

10) Cool Drink of Water (6:10)

11) Goodbye Johnny (3:41)


Músicos:

Jeffrey Lee Pierce / vocais, guitarra slide

Ward Dotson / guitarra elétrica, guitarra slide

Rob Ritter / baixo elétrico

Terry Graham / bateria


Músicos convidados:

Tito Larriva / violino em Promise Me

Chris D. Lois Graham / vocais adicionais em Jack on Fire



Celebrando o ethos libertário e catártico que deveria estar sempre presente no rock'n'roll, não apenas enquanto perspectiva estética mas também como horizonte existencial, tenciono desta feita vos falar dos norte-americanos do Gun Club, mais especificamente de seu memorável álbum de estréia.

Lançado em 1981, Fire of Love é, a meu ver, simplesmente um dos melhores álbuns de toda a história do rock'n'roll, uma obra-prima que se nutre do delta blues do ‘coração das trevas’ sulista, do country’n’western de Hawk Williams e do psychobilly dos Cramps para explodir no nascente hardcore em luciferina, sulfúrica e absolutamente apaixonante 'summa theologica' de toda a história do rock americano; é sobretudo o fruto mais consumado do errático mas imenso talento de Mr. Jeffrey Lee Pierce, bardo etílico / poeta marginal / junkie rocker texano que radicou-se em LA no final dos anos 70. Sem dúvida também contribuiu para o estupendo resultado final o facto de Pierce ter tido à sua disposição o melhor line up em toda a trajetória do Gun Club: a ‘cozinha’ sólida e precisa a cargo de Rob Ritter (baixo) e Terry Graham (bateria) lastreando o uivo seco, feroz e hipnótico do par de guitarras ‘limpa trilhos’ de Ward Dotson e Pierce, com nosso Elvis from Hell emoldurando a massa sonora com sua voz passional e imperativa; para arrematar com chave de ouro, as magníficas letras do mestre, cronista da alma humana da augusta estirpe de um Robert Johnson ou Son House, urdindo atormentadas narrativas de morte, horror, danação eterna, sexo e amor desesperado. E assim temos memoráveis temas originais como Sex Beat, She’s Like Heroin, Fire Spirit (trinca de ases onde as águas barrentas do country blues encontram o asfalto punk de LA em combustão espontânea); For The Love of Ivy (malevolente épico gothabilly composto por um Pierce endemoniado, em parceria com Kid Congo Powers - da formação original dos Cramps -, em homenagem à sua ex-parceira de banda e mítica musa underground Poison Ivy); Ghost on the Highway, Black Train, Goodbye Johnny (magníficos exemplos de intoxicante alquimia country/hardcore); bem como estraçalhantes releituras para dois clássicos do blues (Preaching The Blues – Robert Johnson e Cool Drink Of Water - Tommy Johnson).

Infelizmente a banda jamais conseguiria repetir o mesmo diapasão maníaco e perfeito de sua estréia; problemático e doidão, Jeff Pierce bebia /cheirava/injetava todas, de modo que a trajetória ulterior de seu ‘Clube de Tiro’ oscilou entre sucessos parciais (The Las Vegas Story, The Birth the Death the Ghost, Mother Juno) e melancólicos equívocos (Miami, Pastoral Hide & Seek, Lucky Jim). Uma lástima: houvesse gravado mais um ou dois monumentos como Fire of Love, o Gun Club certamente seria uma das 10 bandas de todos os tempos! Ainda assim, contudo, deixaram sua marca indelével na Olimpo do rock'n'roll, com um dos discos mais brilhantes e inesquecíveis da história do gênero.

_________


Em tempo I: Jeffrey Lee Pierce morreu em 1996, e esta resenha é uma modesta homenagem a ele: aonde quer que estejas, keep on rocking, Jeff!!!

Em tempo II: Pierce foi um dos grandes letristas de sua geração, sempre destilando suas peculiares obsessões; na letra que postarei a seguir, o clima é de danação eterna em psicose redneck nos confins do Deep South:


For The Love Of Ivy

You look just like an Elvis from HELL
My heart is broken, so I'm going to HELL
bury me way down deep in HELL
I'm a steel drivin' man, I want to go to HELL!

then go tell Ivy oh-oh!
for the love of Ivy yeah-yeah!
I did it for Ivy oh-oh!

you're the one

Gonna buy me a graveyard of my own
kill everyone who ever done me wrong
gonna buy me a gun just as long as my arm
kill everyone who ever done me harm

then go tell Ivy oh-oh!
for the love of Ivy yeah-heah!
I did it for Ivy oh-oh!

you're the one

Well, jawbone eat and jawbone talk
jawbone eat you with a knife and fork
I was hunting for niggers down in the dark
when suddenly I got a better thought

let's go hunt Ivy, oh-oh!
let's go get Ivy, Yeah-yeah!
for the love of Ivy, oh-oh!

you're the one.

I did it for Ivy
I did it for Ivy
HA HA HA! Ivy!

I was all dressed up like Elvis from HELL! HELL!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Empty
MensagemAssunto: Re: Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)   Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Icon_minitimeTer Ago 18, 2009 5:42 pm

a resenha está EXCELENTE, mas "summa theologica do rock'n'roll" foi um golpe forte demais pro meu figo, depois dessa vo comer um vidro de olina Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Empolgation affraid2 affraid2 affraid2
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Empty
MensagemAssunto: Re: Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)   Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 12:11 am

ROFL ROFL ROFL

Sem exageros não há resenha, ora. BlackMetav BlackMetav BlackMetav
Ir para o topo Ir para baixo
Kollaps

Kollaps



Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Empty
MensagemAssunto: Re: Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)   Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Icon_minitimeDom Nov 15, 2009 5:47 pm



Av Bow Av Bow Av Bow Av Bow Av Bow Av Bow Av Bow Av Bow Av
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Empty
MensagemAssunto: Re: Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)   Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gun Club - Fire of Love (1981 - EUA)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» X - Wild Gift (1981 - EUA)
» "Metal Box" (1979) / "Flowers of Romance" (1981) - Public Image Ltd.
» Street Sweeper Social Club
» Astral Social Club - Octuplex (2009)
» Monoshock - Walk To The Fire (1995 - EUA)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Resenhas :: Música-
Ir para: