Vol.1
1 - The Snake
2 - Sky Turned Red
3 - Acoustic Hillbilly Jive
4 - Blue Sky, Highway and Thyme
Vol.2
1 - Echo Rock
2 - Informal Hillbilly Jive
3 - White Lightning
4 - Jamboree
Aqui é onde o country toma proporções estratosféricas; o blues tranforma-se em mantra; o rockabilly dilui-se em sua própria essência.
Henry Flynt foi o primeiro artista a utilizar a expressão "Arte Conceitual", com o objetivo de designar as formas de arte essencialmente ideológicas e subjetivas. Ligado ao 'neo-dada' Grupo Fluxus - originário de workshops de música experimental ministrados por John Cage -, e conhecido por ser um filósofo e ativista da anti-arte, sua obra, no entanto, é de elementaridade diversa daquela das experimentações de John Cage, nas quais toda a sorte de aparelhos "não-musicais" eram incorporados na manifestação sonora. Mas, de fato, a despeito dos rústicos instrumentos e timbres utilizados (uma guitarra e um violino) o caráter não muda: o que há aqui é uma verdadeira
'modificação', uma
'catarse' (
flux), onde o artista eleva aos extremos fórmulas consagradas, explorando até onde pode chegar mas jamais mutando, numa prática dignamente minimalista.
Nessas músicas, gravadas no decorrer dos anos 60, o que se encontra é o mesmo blues de sempre, o mesmo country (hillbilly) de sempre, o mesmo folk, os mesmo clichês sonoros que todo mundo já ouviu em alguma música antiga. A grande diferença é a forma como são tratados: Henry Flynt pega pequenos e singelos
riffs e os desenvolve como se fossem fins em si mesmos, como se não precisassem de complemento ou continuação e os toca à exaustão, de maneira hipnótica e num ambiente reverberado "espacial", chegando mesmo ao transe. É um verdadeiro Macumba-Billy, Macumbilly ou o que for, atingindo vez ou outra uma espécie de Free-Blues possuído - como nos finais de "Informal Hillbilly Jive" e de "Acoustic Hillbilly Jive".
Diferente do que acontece em outras práticas minimalistas, aqui há variações, modificações, mesmo que em ínfimo grau. Há improviso no 'mesmo' e a iminência do desconhecido.
Enfim, um som que pode ser chato pra caralho para muitos devido às repetições
ad libitum e ingenuidade dementes.
A sensação é a de estar cheirando cola e ouvindo o Muddy Waters, também doidão, tocando sozinho.