Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Presença de Robert Wise

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitimeSex Jan 15, 2010 3:11 pm

Presença de Robert Wise Screenshot1616om


Desde que o estudioso francês de cinema Alexandre Astruc publicou, em 1949, seu célebre artigo "Naissance d'une nouvelle avant-garde : la caméra-stylo", onde advogava a noção de que o cineasta, assim como o escritor ou o pintor, 'escreve', 'pinta' com a câmera; e que François Truffaut, ainda crítico de cinema no Cahiers du Cinéma, desenvolveu a chamada politique des auteurs, enfatizando o papel do diretor como autor, isto é, como responsável pelo produto final que o espectador verá na tela, formou-se uma espécie de consenso crítico a enaltecer quase que exclusivamente autores que possuem uma assinatura formal característica, uma estilística que, de certo modo, enfeixa seus trabalhos num opus coerente: Godard, Dreyer, Resnais, Antonioni, Murnau, Eisenstein, etc.; valorizou-se destarte, cada vez mais, não somente a noção de 'roteiro original', mas sobretudo a perspectiva do cinema como expressão de subjetividade autoral, transcendendo gêneros e parâmetros impostas pelo mercado, ou quaisquer outras instâncias alheias a um labor artístico radicalmente pessoal.

Há, não obstante, grandes cineastas que lograram se destacar mesmo estando agrilhoados às estruturas autoritárias e castradoras do studio system, e que criaram, malgrado talvez por vias mais transversas e erráticas, uma obra cuja envergadura se compara ao trabalho dos diretores supracitados; a meu juízo, quiçá o norte-americano Robert Wise seja o melhor exemplo deste tipo de cineasta, que a princípio se afirma mais como artesão talentoso, como laborioso ourives, que como propriamente entidade criativa autônoma, portadora d'uma centralidade autoral, mas em cuja obra, mesmo sob a capa de uma variedade de gêneros preestabelecidos, é possível perceber a mesma personalidade; a mesma marca registrada; o mesmo vigor artístico, enfim, que encontramos nos diretores mais propriamente 'autorais'.

Presença de Robert Wise 1

Do legado de Wise é mister salientar, em primeiro lugar, a assombrosa versatilidade do artesão capaz de lavrar, com igual mestria, materiais de índole narrativa ou formal distinta, para não dizer veramente antípodas; assim sendo, pouquíssimos cineastas foram capazes de produzir verdadeiras obras-primas em tantos gêneros diferentes, da ficção científica ("The Day the Earth Stood Still" - 1951, um dos sci fi mais cool e formalmente elegantes - num gênero onde abunda atroz 'cafonália' - de todos os tempos) ao drama noir ("The Set Up" - 1949, cuja seqüência final na luta de boxe é das mais selvagens de todos os tempos; "Lady of Deceit" - 1947); do filme de horror ("The Haunting" - 1963, uma fita criminosamente subestimada, vera fantasmagoria gótica em compasso de intrincado pesadelo freudiano; "The Curse of the Cat People" - 1944, sibilina seqüência para o também clássico "Cat People" - 1942, de Val Lewton) ao musical (The Sound of Music - 1965, notório clássico do diretor; "West Side Story" - 1961, que é sem dúvida uma das mais originais e criativas adaptações de material literário clássico que o cinema já viu).

Em segundo lugar, é também forçoso destacar o virtuosismo técnico de Wise, cujos enquadramentos, cenografia e fotografia, caudatários em larga medida do expressionismo alemão e dos delírios barrocos de Orson Welles, são via de regra impecáveis, mormente em seus filmes em P&B, onde a câmara, como se finíssimo estilo de bambu nas mãos de um calígrafo nipônico fosse, desenha na tela caligramas e arabescos de requintada fatura, aspergindo silhuetas e sombras que não seriam indignos das diáfanas texturas de um Shubun ou um Sesshu, tal como podemos admirar, por exemplo, no esplêndido "The Haunting", com espectros sutilmente sugeridos pela geometria labiríntica de sua hábil montagem ; e nas obras em cor, ainda que parte da excelência formal d'outrora tenha se perdido, a beleza e precisão dos enquadramentos manteve-se imaculada, o que pode ser constatado, por exemplo, na arrojada composição visual de "West Side Story", a celebrar os ritmos e circunvoluções estratosféricas da dança moderna.

Por fim, há que recordar o artista que, mesmo sob a impiedosa égide de uma indústria voraz e multitentacular, logrou imprimir às suas obras um cariz humanista e libertário, sempre a exaltar, d'uma forma ou de outra, a inebriante aventura da liberdade humana, traço a meu ver recorrente em toda arte que se pretende digna de ser lembrada. A esse respeito, destaco Wise por me parecer importante sublinhar a possibilidade de obter resultados de alto nível mesmo sob o tacão d’uma estrutura avessa à criatividade e à liberdade; trata-se, creio, de uma questão esquecida por muitos artistas, que ficam a choramingar por não desfrutarem de 'condições ideais' para criar, convenientemente olvidando-se de que é possível fazer arte mesmo nas condições mais adversas, quer do ponto vista político, quer do comercial.


Presença de Robert Wise Scifi1726ni
Ir para o topo Ir para baixo
Prodigio

Prodigio



Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Re: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 12:02 am

O mais impressionante do "The Day Earth Stood Still" é que falava de ecologia e do ser humano ser a verdadeira praga do planeta já em 1951, e que continua a frente do seu tempo mesmo nos dias de hoje, genial! :reza:
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Re: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 12:10 am

Prodigio escreveu:
O mais impressionante do "The Day Earth Stood Still" é que falava de ecologia e do ser humano ser a verdadeira praga do planeta já em 1951, e que continua a frente do seu tempo mesmo nos dias de hoje, genial! :reza:

E o visual do filme é ultramegacool.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Re: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 1:38 am

Aymerich escreveu:
Prodigio escreveu:
O mais impressionante do "The Day Earth Stood Still" é que falava de ecologia e do ser humano ser a verdadeira praga do planeta já em 1951, e que continua a frente do seu tempo mesmo nos dias de hoje, genial! :reza:

E o visual do filme é ultramegacool.
Essa é a VERDADE PERENE professada por milhares de anos antes de Cristo! Fora da VEDANTA, da autoconsciência da natureza e da realização DIVINA, o ser humano é o grande cancro do universo e merece o fogo e a danação eterna! Ninguém pode ir contra o destino. Apenas através da penitência e da meditação seremos libertados da existência material. E que todos nós morramos juntos!

"Eu sou o ALPHA E O ÔMEGA, o Tempo que a tudo destrói e vim para devorar todas as pessoas."


Velai e perseverai, confrades, pois centenas de reis morrerão, e a velha ordem das coisas passará!
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Re: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 2:33 am

E em verdade vos digo:

"During the struggle, the flame of the “resurrection of the spiritual North”, the flame of Hyperborea transforms the geopolitical reality.The new global ideology is the ideology of Final Restoration, putting the final dot to the geopolitical history of civilization - but not that dot, which wanted to put the mondialist spokesmen of the End of History. The materialistic, atheistic, antisacral, technocratic, atlantist variant of the End is turned into a different epilogue — the final Victory of the sacred Avatar, the coming of the Terrible Destiny, giving those who chose voluntary poverty a reign of spiritual abundance, and to those who preferred wealth founded on assassination of Spirit, eternal damnation and torments in hell.

The missed continents are lifted from the abysses of the past. Invisible meta-continents appear into reality. A New Earth and New Heaven arise."


E complemento:

Não sei se me fiz entender; muito provavelmente, não: apenas começo a singrar, no limite de minhas parcas possibilidades, um vasto e arcano Universo, com seus oceanos ignotos e fossas abissais, onde a lux aeterna dos séculos se desintegra em reflexos crepusculares... de todo modo, icei âncora, enfunaram-se as velas, fiz-me ao mar... para onde? Não sei; segue adiante, caravela onírica, pois "navegar é preciso", mesmo sendo árduo o périplo, e incerto o fado...

Reza2 Reza2 Reza2 Reza2 Reza2 Reza2
Ir para o topo Ir para baixo
W.AR

W.AR



Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Re: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitimeSáb Jan 16, 2010 7:37 am

Presença de Robert Wise CthulhuSticker
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Presença de Robert Wise Empty
MensagemAssunto: Re: Presença de Robert Wise   Presença de Robert Wise Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Presença de Robert Wise
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Robert Kurz (1943 - 2012)
» Kabinett des Dr. Caligari (1919) - Robert Wiene
» Robert Fripp & The League of Gentlemen - The League of Gentlemen (1981 - Inglaterra)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Resenhas :: Cinema-
Ir para: