Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 The Holy Mountain (1973)

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Lionel Richie

Lionel Richie



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeQui Set 10, 2009 7:54 pm

Pra comentar sobre um filme como Holy Mountain, o cara tem que destruir qualquer esperança de lógica. Qualquer resquício de lógica deve ser abandonado, e não deve haver muita preocupação com palavras. Jodorowsky não fazia cinema, então nada mais correto do que eu não fazer uma resenha pra falar de sua obra.

Holy Mountain é uma viagem por diversos medos que existem na mente humana. É sobre algum tipo bizarro de auto-descoberta, sobre buscar algum sentido no circo monstro que nos rodeia. E ele exagera em imagens de impacto, em situação que não podem ser definidas sem usar algum tipo de palavrão, e em recursos estilísticos que tem como única função causar certo desconforto na audiência. Nada é muito correto, nada é muito funcional, nada é muito normal. Holy Mountain é um épico, no sentido mais absurdo dessa palavra. E eu poderia falar do roteiro, mas francamente não interessa. Os diálogos não fazem muito sentido, são até meio bregas, mas é o jeito “certo”.

Falando nisso, o que é “certo” no cinema? Estruturar a ponto de ficar previsível? Ou simplesmente usar da combinação de imagens e sons pra passar alguma sensação na platéia? Em algum ponto entre essas duas coisas, Jodorowsky monta sua arte. Referências a drogas e coisas do tipo não faltam, o filme todo é regado em LSD. É uma espécie de bad trip conceitual, algo que o espectador deve experienciar, ao invés de meramente assistir. Tem que abrir sua mente e deixar tudo vir até você, e se mesmo assim não encontrar nenhum sentido naquilo, nada pra se preocupar. É mais sobre como o cara interpreta do que o sentido original do autor. É mais sobre a reação voluntária do que sobre qualquer expectativa que o diretor possa ter tido.

As atuações vão de péssimo a medonho, e mantém certo amadorismo. O élan do filme está justamente na grosseria total da coisa em si. Como já disse, é um “filme” de exageros, sem muita preocupação em manter um senso de realidade. Não é realidade em tela, é delírio. São as idéias se contorcendo em achar alguma razão, não é muito correto, não é nem muito planejado. O final nos faz retornar pra realidade relativamente chata que vivemos, é como um tapa pra nos fazer despertar. Todo o encantamento acaba um pouco ali, pra só voltar quando você começar a pensar no que acabou de presenciar. Ou não. Ou você pode simplesmente ignorar e voltar a viver normalmente. Não há certo ou errado, novamente. Se a obra não te disser nada, tudo bem. Os cinéfilos tendem a menosprezar quem não vê muito valor em alguma obra endeusada, e no processo esquecem que o cinema é uma arte subjetiva. Em algum ponto, para de ser sobre entender. Quem não gosta, não necessariamente não entendeu. Simplesmente não se identificou com aquilo.

Dito isso, Holy Mountain é um “filme” que merece ser conhecido. É uma fuga monstruosa do cotidiano, é como perceber o lado obscuro do cérebro, aquela mensagem que insistimos em ignorar. Não fuja do instinto, não busque explicar tudo pelo racional. E não force alguma compreensão. Não goste do filme, ou de nenhum filme vendo dessa maneira, por ser cool ou não. O cinema é muito maior do que isso, e poucas coisas nessa área são mais expansivas e alucinantes do que Holy Mountain. Deus abençoe o cara por nos presentear com esse tipo de maluquice.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeQui Set 10, 2009 9:59 pm

É... não há muito o que falar mess... filme do Jodorowski só assistindo, não adianta.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeQui Set 10, 2009 10:19 pm

É fodorowsky mess Bow Bow Bow Bow
Ir para o topo Ir para baixo
Lionel Richie

Lionel Richie



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSex Set 11, 2009 3:12 pm

Bão, essa minha resenha foi trabalho pra faculdade, eu postei aqui de putanheiro que sou, hahaha.
Ir para o topo Ir para baixo
Do Contra

Do Contra



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSex Set 11, 2009 8:56 pm

suspeitei desde o princípio, pela falta de palavrões
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSex Set 11, 2009 9:06 pm

Lionel Richie escreveu:
Bão, essa minha resenha foi trabalho pra faculdade, eu postei aqui de putanheiro que sou, hahaha.

Mas que inversão de prioridades é essa, ora porra?!? Cê fez a resenha pro FORO, e entregou na faculdade de putanheiro que é. Av Av Av
Ir para o topo Ir para baixo
Lionel Richie

Lionel Richie



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 6:14 am

Ludwig IV escreveu:
Lionel Richie escreveu:
Bão, essa minha resenha foi trabalho pra faculdade, eu postei aqui de putanheiro que sou, hahaha.

Mas que inversão de prioridades é essa, ora porra?!? Cê fez a resenha pro FORO, e entregou na faculdade de putanheiro que é. Av Av Av

Na real, eu quando tava escrevendo já tava pensando em postar no FORO. É tipo um empate de prioridades, hahaha.
Ir para o topo Ir para baixo
Prodigio

Prodigio



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 12:51 pm

Do Contra escreveu:
suspeitei desde o princípio, pela falta de palavrões

E por não ter falado de viadagem Stoned
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 5:34 pm

Ludwig IV escreveu:
Lionel Richie escreveu:
Bão, essa minha resenha foi trabalho pra faculdade, eu postei aqui de putanheiro que sou, hahaha.

Mas que inversão de prioridades é essa, ora porra?!? Cê fez a resenha pro FORO, e entregou na faculdade de putanheiro que é. Av Av Av
hahahahaha, x 100000000000000000 Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 5:51 pm

Em tempo, só agora fui ler a resenha, e embora não esteja no mesmo patamar da resenha do JCVD, que é genial mess, quase insuperável, essa está muito boa. Você estabeleceu um padrão, uma identidade, estética, conceitual, um certo stream of consciousness e talz, se essa resenha não fosse sua, eu diria que alguém te copiou. Mesmo na ausência de palavrões e de referências de que o que a independente bfc gosta mess é de dar o brioco, só você poderia ter escrito essa resenha. Congrats, man Av2
Ir para o topo Ir para baixo
Lionel Richie

Lionel Richie



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeSáb Set 12, 2009 6:05 pm

Opa, obrigadão man. BlackMetav
Ir para o topo Ir para baixo
Kollaps

Kollaps



The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitimeDom maio 30, 2010 6:54 am

Orra, muito boa a resenha, e o filme...pqp totally insane Stoned
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





The Holy Mountain (1973) Empty
MensagemAssunto: Re: The Holy Mountain (1973)   The Holy Mountain (1973) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
The Holy Mountain (1973)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» HOLY MOSES-Same (1971)
» Holy McGrail - Raw Power Suite (2008)
» Ainignma / "Diluvium" (Alemanha - 1973)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Resenhas :: Cinema-
Ir para: