John Entwistle - Smash Your Head Against the Wall (UK, 1971)
1 - My Size
2 - Pick Me Up (Big Chicken)
3 - What Are We Doing Here?
4 - What Kind of People Are They?
5 - Heaven and Hell
6 - Ted End
7 - You're Mine
8 - No. 29 (External Youth)
9 - I Believe in Everything
John Entwistle - vocais,
backing vocals, baixo, metais, percussão, piano e teclados
Dave "Cyrano" Langston - guitarra, violão, percussão e
backing vocalsJerry Shirley - bateria e percussão
Keith Moon - percussão e
backing vocalsNeil Innes - percussão e
backing vocalsApesar de ser criador de uma técnica absolutamente original e inovadora de tocar baixo, denominada pelo próprio como "typewriter" (datilógrafo) e que lhe rendeu o apelido de "Thunderfingers" (Dedos de Trovão), o baixista John Entwistle, a exemplo de George Harrison, teve sua participação no The Who resumida à inclusão de uma ou duas músicas por disco oficial de estúdio, fato que, a despeito do indiscutível talento como compositor do guitarrista Pete Townshend, não pode deixar de ser considerada uma injustiça - mas assim como o Beatle, suas composições sempre estavam entre os pontos altos dos álbuns em que estavam inseridas. Mas nem o fato de Entwistle ter tido que pintar seus cabelos claros de preto, para que o vocalista Roger Daltrey fosse o único loiro da banda, ofuscaram o seu talento o suficiente para que ele deixasse de ser considerado um artista genial, um dos poucos músicos da História a receber o status de 'Deus do Baixo' sem soar como exagero.
Lançado em 1971, "Smash Your Head Against the Wall" foi o primeiro disco solo lançado por um integrante do The Who, e a chance que o músico, filho de pai trumpetista e mãe pianista, teve de corrigir a injustiça supracitada e mostrar seu talento como compositor e multi-instrumentista. Colocando o
treble e o volume no talo, Entwistle despeja nos tímpanos do ouvinte um rock clássico impecável, denso e tenso, com letras sarcásticas e carregadas de humor negro. Com a segurança e a autoconfiança própria dos gênios, ele não se intimida com suas limitações vocais e alcança notas altíssimas, além de lançar mão de metais para dar um tom mais épico para as suas composições; e o resultado é uma coleção de canções que, não só não ficam devendo nada aos grandes clássicos do The Who, em muitos momentos supera a obra escrita por Townshend, fato comprovado pelas gravações feitas pelas outras bandas de rock dos anos 70 e, posteriormente, pelo NWOBHM, declaradamente influenciadas pelo peso descomunal que Entwistle impunha em suas músicas.
Apesar de ter tido mais sucesso comercial com o seu segundo disco solo, o também excelente "Whistle Rymes" (1972), é nesse disco de estréia que está explícita de forma mais original tudo que Entwistle queria dizer ao mundo, sendo revolucionário mas ao mesmo tempo sem carregar nenhuma bandeira, sendo influente mas ao mesmo tempo modesto, e carimbando definitivamente seu nome em qualquer lista de maiores baixistas de todos os tempos - e figurando, geralmente, no topo delas.