Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Alfred Hitchcock

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Alfred Hitchcock Empty
MensagemAssunto: Alfred Hitchcock   Alfred Hitchcock Icon_minitimeSeg Set 07, 2009 4:05 pm

Na seqüência do tópico-homenagem a Orson Welles, abro agora este para celebrar a figura de Alfred Hitchcock.

_________________


Alfred Hitchcock Hitch1


Malgrado sejam asserções de todo procedentes, asseverar que Alfred Hitchcock é um ‘mestre do suspense’, ou que possui uma habilidade ímpar em manipular com acuidade cirúrgica os mais recônditos desvãos da psique do espectador, seria simplesmente, como reza o velho adágio popular, “chover no molhado”; assim sendo, gostaria de ressaltar aqui outro aspecto, igualmente fundamental, na obra do cineasta inglês.

Jean-Luc Godard certa feita escreveu, quando ainda era crítico da Cahiers du Cinema, que Alfred Hitchcock era “o mais alemão dos cineastas ocidentais”. Trata-se, vale dizer, d’um juízo sobremaneira críptico, ao menos à partida (estaria o diretor francês ironicamente afirmando, se calhar, que tão somente o cinema anglo-americano poderia ser tido como ‘ocidental’? Apenas conjecturo, todavia).

Alfred Hitchcock Hitch2

Não obstante, há na observação godardiana um dado deveras significativo, ainda que relativamente pouco mencionado, quando se fala a propósito de Hitchcock: caudatário das melhores tradições do cinema expressionista alemão, o opus hitchcockiano (sobretudo em se tratando de seus filmes em P&B) é uma verdadeira aula magna em termos de requinte formal e elegância estrutural: seus planos são virtuosos, plenos de geométrica exatidão; os enquadramentos, muito embora dotados d’um rigor milimétrico, não raro assombram o público com angulações inusitadas e vertiginosas (como esquecer, por exemplo, a assombrosa seqüência do assassinato no parque de diversões em Strangers on a Train (1951)?); a montagem, vero relógio atômico em termos de precisão, ajusta-se com inacreditável perfeição às exigências da narrativa; o espectral chiaroscuro da fotografia de suas fitas em P&B, logra evocar a ominosa fantasmagoria dos melhores momentos de um Murnau; a câmara, por fim, como se fosse o finíssimo estilo de bambu nas mãos de um calígrafo nipônico, esparge na tela silhuetas, texturas e matizes de refinada fatura.

Celebremos, pois, a figura de Alfred Hitchcock, esse “pintor de pesadelos vivos” (apud Michael Löwy, a respeito de Kafka), criador genial tanto na arte de suscitar no público seus temores mais abissais, quanto no exercício do cinema como veículo de transcendência estética.


Última edição por Aymerich em Qui Jan 28, 2010 11:11 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Tony Clifton

Tony Clifton



Alfred Hitchcock Empty
MensagemAssunto: Re: Alfred Hitchcock   Alfred Hitchcock Icon_minitimeQui Jan 28, 2010 10:54 pm

Eu nunca havia assistido Hitchcock até dias atrás, quando, em meio ao zapping na TV à cabo, flagrei "Psicose" no TC Cult. É o filme mais célebre do cara, tem a cena do chuveiro, parodiada exaustivamente por qualquer cineasta de comédia bundão que quer dar de engraçadinho. Tanto a celebridade do filme como "O" filme do Hitchcock quanto esse lance da cena do banheiro, terminaram por banalizar UM DOS MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS! O que é uma puta sacanagem. Psicose é uma obra-prima, que embevece o espectador pelo rigor formal e apuro estético às raias da meticulosidade obsessiva de um portador de TOC (sim, a cena do banheiro é espetacular, de ficar assistindo em sequência pela verdadeira aula magna de cinema ali empreendida), ao mesmo tempo em que hipnotiza opressivamente pelo suspense espontâneo de cada cena, cada linha de diálogo (o interrogatório de Norman Bates pelo detetive é fabuloso, bem como a conversa dele com Marion, pouco antes do assassinato, maravilhosamente lúgubre pela presença dos pássaros empalhados). Um filme sublime e aterrorizante, atuações soberbas (Norman Bates de pronto inscreveu-se como um dos mais marcantes personagens do cinema, assim como sua mãe, e como todo resto do elenco. Um filme imortal.

Assistirei mais de Hitchcock oportunamente, com certeza. Junto com Dr. Strangelove, o melhor filme clássico que já assisti.
Ir para o topo Ir para baixo
Kamikaze
Admin
Kamikaze



Alfred Hitchcock Empty
MensagemAssunto: Re: Alfred Hitchcock   Alfred Hitchcock Icon_minitimeQui Jan 28, 2010 11:25 pm

Muito boa a sua análise, Theo. E é isso mesmo: não é apenas um filme de suspense, mas sim uma obra extremamente sombria, claustrofóbica e cruel sobre a incapacidade de comunicação conduzindo o ser humano um estado de autismo e psicose.

Aliás, bem que vc poderia dar uma 'ajeitada' no texto e postá-lo aqui como resenha, mano.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alfred Hitchcock Empty
MensagemAssunto: Re: Alfred Hitchcock   Alfred Hitchcock Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alfred Hitchcock
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Psycho (1960) - Alfred Hitchcock

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Resenhas :: Cinema-
Ir para: