Less is More - O F.O.R.O.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Less is More - O F.O.R.O.

Um fórum em defesa da Tirania, do Ódio, da Destruição, do Horror Sagrado e do Rock'n'Roll (não necessariamente nessa ordem...)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Prodigio

Prodigio



Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Empty
MensagemAssunto: Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)   Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Icon_minitimeDom Nov 28, 2010 3:19 am

Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)

Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Alice_in_chains-jar_of_flies__sap

1 - Rotten Apple
2 - Nutshell
3 - I Stay Away
4 - No Excuses
5 - Whale & Wasp
6 - Don't Follow
7 - Swing on This

Layne Staley – vocais
Jerry Cantrell – violão, vocais
Mike Inez – baixo, violão, vocais de apoio
Sean Kinney – bateria e percussão


Se me pedissem para definir o grunge, ou como queiram, o 'som de Seattle', com apenas uma palavra, eu não usaria 'sujo', nem 'agressivo', tampouco 'junky': a principal característica que eu vejo nas bandas dessa leva do rock americano do final dos anos 1980 e começo dos 1990 é a SINCERIDADE. Tudo bem que músicos babacas fazem músicas babacas, mas isto não quer dizer que eles estejam sendo sinceros o tempo todo - mas não é esse o ponto. No grunge, os atos e sentimentos mais obscuros do ser humano vêm a tona e são tratados com poesia, urgência e acima de tudo, genuinidade. Toda a danação e desesperança, toda a drogadição e desespero, é cantada (e berrada) sem meias palavras, fazendo com que o movimento punk, com toda sua crítica sociopolítica, pareça apenas um burocrático exercício de rebeldia, e não um retrato do que aquela geração estava vivendo em casa, nas ruas e dentro de si mesmos.

Depois de percorrer o mundo para a turnê de divulgação do seu disco mais bem sucedido comercialmente, o excelente "Dirt" (1992), os quatro rapazes do Alice in Chains voltaram para Seattle e, devido ao despejo do apartamento onde moravam, por falta de pagamento de aluguel, se mudam para o lendário estúdio London Bridge e lá, em apenas uma semana, gravam um punhado de músicas acústicas que em nada lembram as guitarras sujas e pesadas do disco anterior. Fugindo do óbvio, eles se sentam juntos pra produzir a si mesmos e mostrar que são muito mais talentosos e versáteis dos que a maioria das outras bandas de Seattle, e o resultado é um disco único, coeso, e perfeito em todos os sentidos e sob todos os pontos de vista.

O disco, que apesar de ter mais de 30 minutos de duração é considerado um EP (o mais vendido da História até então, aliás), começa com duas baladas depressivas e angustiantes, "Rotten Apple" e "Nutshell", para em seguida ser o Alice in Chains que todos conhecem, pesado, agressivo e tenso, mas ainda acústico, em "I Stay Away". "No Excuses", o maior sucesso radiofônico da banda nos anos 1990, antecede o belíssimo momento instrumental "Whales & Wasp", onde a guitarra de Cantrell parece o lamento de uma baleia a beira da morte. "Don't Follow", um soul embalados por gaita de boca e "Swing on This", com seu ritmo jazzístico, encerram de forma magistral o disco, que coloca o Alice in Chains definitivamente no seleto rol de bandas que podem gravar a música que quiser, sem se prender a rótulos, pois tem o talento de imprimir em tudo que faz a sua marca registrada, o seu jeito único de fazer música.

A banda ainda lançaria mais um disco de estúdio, epônimo, com a famosa capa de um cachorro aleijado, e um Unplugged MTV, mas os problemas de Staley com as drogas, que cuminaram com a sua morte em 2002, levou a banda a um fim prematuro. Mas o que temos nesse Jar of Flies, apesar de não ser o som mais característico que o grunge já produziu, é de uma criatividade e beleza musical de arrepiar, como tudo que a banda produziu em sua curta porém brilhante carreira.
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Mac

Mr Mac



Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Empty
MensagemAssunto: Re: Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)   Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Icon_minitimeDom Nov 28, 2010 11:37 pm

Bons tempos. Lembro bem dessa época. Desse disco só lembro mesmo das que tocavam muito: "I Stay Away" (clipe dos bonequinos bem legal) e "No Excuses", uma baladinha bacaninha.
O Alice in Chains pra mim não foi tão representativo quanto outras bandas que surgiram naquela época como Soundgarden e Stones Temple Pilats mas tinha um som realmente foderoso e como disse, sincero. Em uma época em que bandas como Pearly Jam e Nirvana fazia a alegria da molecada pra mim, as guitarras ali sempre me chamou mais atenção porque não tinha a firula de bandas posers como Guns e tbm não tinha aquela coisa "meia boca" como do Nirvana. Boa resenha, boa lembrança. Belo disco.
Ir para o topo Ir para baixo
Gorpo

Gorpo



Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Empty
MensagemAssunto: Re: Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)   Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Icon_minitimeSeg Dez 20, 2010 10:50 am

Comecei a curtir Alice In Chains em 2002 e "Jar of Flies" é um dos grandes discos dos caras. Do setlist, curto muito "No Excuses", música muito bem feita, daquele tipo que gruda na memória.



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Empty
MensagemAssunto: Re: Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)   Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alice in Chains - Jar of Flies (EUA, 1994)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alice in Chains
» PainKiller - Execution Ground (1994 - EUA)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Less is More - O F.O.R.O.  :: Resenhas :: Música-
Ir para: